Sobre o Colégio

COLÉGIO NOVO RUMO
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Rubem Alves

Um Colégio que privilegia a formação integral e dedica a cada um de seus estudantes atenção diferenciada para que desenvolvam plenamente seu potencial.

É uma escola que respeita cada fase de desenvolvimento da criança e do adolescente, preservando sua auto-estima, estimulando a vontade de aprender, desenvolvendo o senso de responsabilidade e autonomia.

Em um ambiente acolhedor, cultiva valores essenciais do ser humano como o respeito, amizade, participação política e social, liberdade de expressão, entre outras. Isso se reflete em mais habilidade de relacionamento interpessoal, autoconhecimento e elevado padrão de cidadania.

Com uma equipe comprometida com a trajetória dos alunos e maior carga horária obtemos excelentes resultados no aspecto cognitivo, de compreensão de conteúdos de forma significativa. Tais resultados podem ser inferidos pelas notas de ENEM, índices de aprovação em vestibulares e, especialmente, pelos relatos de ex-alunos que hoje estão nas universidades, no mercado de trabalho, bem resolvidos e plenamente inseridos na sociedade.

MODELO DE GESTÃO
“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”
Rubem Alves

O Novo Rumo foi concebido em 1992 e iniciou suas atividades três anos depois, em 1995. O projeto arquitetônico foi desenvolvido para abrigar uma escola moderna, com filosofia diferenciada, bem equipada, capaz de oferecer um elevado padrão de qualidade de ensino.

De sua inauguração até os dias de hoje, o Novo Rumo cresceu e ampliou suas atividades para todos os segmentos da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nesse processo de evolução adquiriu novos equipamentos, mobiliário, laboratórios, teatro etc., sempre valorizando a adequação dos espaços e a instrumentalização do professor.

O investimento sistemático em formação continuada e assessorias pedagógicas, bem como o estímulo à melhor qualificação do corpo docente constitui um diferencial para nossa equipe. Mais que diferencial, trata-se de elemento fundamental para aplicação adequada de uma metodologia pedagógica moderna, baseada na construção do conhecimento e que exige profissionais mais qualificados. O modelo de gestão fecha com outro elemento essencial: o número de alunos.

Em cada turma, o número de alunos reduzido permite ao professor um trabalho mais próximo do estudante, com mais diálogo e compreensão de suas necessidades, promovendo a aprendizagem efetiva.

O número de turmas reduzido, permite à Direção, Coordenação e Orientação Educacional mais tempo e dedicação ao atendimento às famílias e estudantes. Assim, garantimos as condições necessárias à formação integral e ao pleno desenvolvimento do potencial de nossas crianças e adolescentes.

Rua Poeta Castro Alves, 78
Centro | CEP: 07013-150